Licenciamento
| Subscrição Autodesk

A melhor maneira de se manter atualizado nas mais recentes tecnologias de projeto Autodesk e, ao mesmo tempo, obter os benefícios do gerenciamento simplificado de software.


A Autodesk possui em seu portfólio mais de 50 soluções capazes de tornar o seu projeto realidade, todos esses softwares operam em duas modalidades de licença que se diferenciam na forma de uso e no tipo de instalação. Identifique abaixo quais modalidades melhor atendem as necessidades de sua empresa.

Tipos de licença:

1. Por modalidade de Uso

  • 1.1. Educacional
  • 1.2. Comercial
  • 1.3. Trial (Teste)

2. Por modalidade de Instalação

  • 2.1. Standalone (Fixa)
  • 2.2. Network (Em rede ou Flutuante)


1. Por modalidade de Uso

1.1. Educacional


As licenças educacionais são ideais para cursos de informática e instituições de ensino, possuem preços muito menores que as licenças comerciais, porém só podem ser usadas para fins educacionais, em laboratórios com o mínimo de 6 (seis) computadores.

Um benefício exclusivo das instituições de ensino técnico e superior é a possibilidade de adquirir, além de licenças avulsas, pacotes educacionais montados especialmente para cursos que utilizam nossos softwares, como arquitetura, engenharias, design e outros. Saiba mais clicando aqui (Direcionar para página de produtos no menu Instituições de Ensino).

Observações:

- Para adquirir as licenças educacionais é necessário o preenchimento de um termo de compromisso alegando o uso exclusivo para fins educacionais;

- Instituições de ensino técnico e superior precisam apresentar registro no MEC;

- As demais escolas e cursos de informática precisam apresentar no contrato social, na descrição do objeto social vínculo com atividade relacionada a treinamento.



1.2. Comercial


As licenças comerciais devem ser utilizadas por empresas públicas e privadas que necessitam utilizar os softwares Autodesk com fins comerciais. Mesmo instituições de ensino, nos casos em que o software seja utilizado para fins não didáticos, devem adquirir licenças comerciais.

A Autodesk é líder de mercado em sofwares de desenho 2D e 3D, uma empresa sólida e confiável, com usuários espalhados por mais de 160 países, adquirir uma licença legal é sinônimo de segurança, acesso à suporte técnico e atualizações críticas, interoperabilidade com diferentes plataformas e a geração de arquivos .DWG genuínos para os softwares Autodesk que utilizam essa extensão, permitindo assim a troca de dados de forma segura entre as partes envolvidas no projeto realizado por sua empresa. E principalmente, não correr riscos com o uso ilegal de programas de computadores, pois esta prática caracteriza-se como crime com punições previstas por lei.



1.3. Trial (Teste)


As licenças trial ou licenças de teste são disponibilizadas gratuitamente pela Autodesk, sem limitações técnicas, para que o usuário possa avaliar as ferramentas e recursos disponíveis nos softwares durante 30 dias.

Após o período de avaliação é necessário adquirir a licença definitiva do software para poder utilizá-lo. Ao comprar uma licença, não é necessário desinstalar a versão de teste, basta inserir o número de série e a chave do produto (product key) adquirido.



2. Por modalidade de Instalação

2.1. Standalone (Fixa)


Licenças standalone são ideais para pequenos escritórios pois não requerem uma rede local e custam menos do que a licença network. As licenças standalone são destinadas a um único computador por licença, ou seja, pode ser utilizada quantas vezes for necessário em um mesmo computador. Caso seja necessária a instalação em outro computador, o usuário deverá desinstalar do primeiro, ou adquirir uma nova licença.



2. Por modalidade de Instalação

2.2. Network (Em rede ou Flutuante)


Licenças network são ideais para grandes escritórios e empresas, com grande número de usuários. As licenças network são disponibilizadas por um gerenciador de licenças instalado no servidor da empresa. Dessa forma, o software pode ser instalado em quantos computadores se fizer necessário, porém somente o número de licenças disponíveis no servidor pode ser utilizado simultaneamente.
Por exemplo, se sua empresa adquire 05 licenças network para 08 usuários. O software pode ser instalado em todos computadores conectados a rede, porém somente 05 usuários conseguirão executá-lo simultaneamente. Caso um 6º usuário tente executar o software, será exibida uma mensagem informando que não existe licença disponível no servidor. Quando algum dos 05 usuários fechar o software, a licença é disponibilizada novamente pelo servidor e um novo usuário poderá utilizá-la.

Observações:

- Os produtos Autodesk acompanham o software de gerenciamento de licenças FlexLM, que deverá ser instalado em um servidor. Após a instalação do FlexLM a Autodesk fornecerá um arquivo de licença (.lic) que deverá ser adicionado no gerenciador de licenças, liberando dessa forma a quantidade de licenças para cada software Autodesk em rede.

- Os softwares não são instalados no servidor e sim nas estações de trabalho, somente as licenças ficarão no servidor. O acesso ao servidor será somente para a verificação da licença, não tendo fluxo de rede.

- É possível reservar licenças para usuários nomeados ou grupo de usuários através do gerenciador de licenças.

- É possível retomar uma licença de um usuário que não utilize o software por um determinado tempo, evitando dessa forma que o software fique indevidamente aberto sem utilização.

- É possível transferir uma licença de rede temporariamente para uma estação de trabalho, por exemplo, caso haja necessidade de sair da empresa com notebook. Enquanto a licença estiver emprestada, uma licença a menos será contada no gerenciador.

Rio de Janeiro - RJ

Av. das Américas, 3.333, Sala 806
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 22631-003
fone: (21) 2431-8210

Vitória - ES

Av. Jerônimo Monteiro, 1000, sl 1006
Ed. Trade Center
Centro, Vitória - ES, CEP: 29010-003
fone: (27) 3314-4765

© 2017 Projects